Mais uma atleta da Associação Atletismo de Blumenau (AABlu) irá representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, anunciou a Secretaria Municipal do Esporte nessa quarta-feira (28). Trata-se de Fernanda Borges, do lançamento de disco. Ela se junta a Felipe Vinícius dos Santos, do Decatlo; Anderson Henriques e Pedro Luiz Burmann de Oliveira, do Revezamento 4×400 misto; e Matheus Gabriel de Liz Corrêa, da Marcha Atlética.
Além dos cinco atletas da AABlu, dois blumenauenses também representam o país no handebol: Eduarda Amorim, no feminino, e Rudolph Hackbarth, no masculino. Com isso, chega a sete o número de representantes locais no maior evento esportivo do planeta. Destes, três nasceram na cidade: Matheus Gabriel de Liz Corrêa, Eduarda Amorim e Rudolph Hackbarth.
De acordo com a Secretaria de Esportes, Fernanda havia sido suspensa temporariamente após um exame antidoping feito em maio deste ano detectar uma substância proibida, segundo as regras da WADA (Agência Mundial Antidoping). Ela acabou sendo liberada para competir após a Sport Resolution, ligada à Federação Internacional da modalidade (World Athletics), reverter a suspensão inicial de quatro anos para dois meses, que já haviam sido cumpridos, com isso liberando a atleta para a Olimpíada.
De acordo com informações da Confederação Brasileira de Atletismo, após a decisão, Fernanda foi reintegrada à delegação, inscrita na competição e já está na Vila Olímpica. Ela estreia na competição já no próximo sábado (30) na fase classificatória, que será disputada a partir das 21h30. A atleta conquistou a vaga após atingir a marca de 64,21 metros no lançamento de disco, em prova disputada no Chula Vista Elite Athlete Traine Center, nos Estados Unidos.