No mês de julho, comemora-se o mês do chocolate. Um dos alimentos mais antigos da humanidade, muito consumido ao redor do mundo, adorado por todos e muitas vezes um inimigo das dietas. Mas muito além disso, o chocolate também pode trazer inúmeros benefícios para a saúde do nosso corpo quando inserido de forma correta no nosso plano alimentar.
O chocolate tem como base o cacau que é um fruto, devido a isso, quanto maior a concentração de cacau melhor os benefícios e também mais amargo o sabor. Por isso, é recomendado o consumo dos chocolates amargos acima dos 50% de cacau. É sempre importante observar se o cacau é o primeiro na lista de ingredientes do produto. Isso indica que é a substância mais presente na composição do alimento.
Ainda assim, muitas pessoas acabam tendo resistência em comer o chocolate mais amargo e parte para as opções mais doces com maior teor de açúcar, que ainda assim é possível encaixar na dieta com planejamento. O segredo está sempre na quantidade consumida, que deve ser sempre com moderação
Entre os benefícios do cacau está a prevenção do envelhecimento precoce das células, devido a seu poder antioxidante que combate os radicais livres. Além disso, o fruto possui propriedades anti-inflamatórias e é fonte de nutrientes.
Jaine da Silva é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e pós-graduanda em nutrição hospitalar. Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.