As carnes vermelhas, assim como todos os alimentos de origem animal, oferecem diversos benefícios, principalmente por conta de serem ricos em vitaminas do complexo B, que são muito importantes para a função cognitiva. Esse consumo deve ser feito, porém, de forma moderada. O que muitas vezes não acontece.
Todo alimento consumido de forma exagerada pode acabar trazendo problemas para a saúde do corpo. Com as carnes vermelhas não é diferente. Esse tipo de alimento é rico em gorduras saturadas, que levam à problemas cardíacos, aumentando a pressão, índices de colesterol e triglicérides .
No nosso dia a dia, acabamos consumindo esses produtos muito mais do que percebemos. Os embutidos, como presunto, mortadela, entre outros desse gênero, são todos considerados os chamados cárneos e estão presentes em grande parte das refeições, desde o café da manhã até o jantar.
Todos esses produtos acabam gerando uma série de modificações, como inflamações, por exemplo, que levam ao desenvolvimento de doenças relacionadas ao metabolismo. Por isso, esses alimentos podem ser consumidos, mas de uma forma mais saudável.
O ideal é inserir as carnes vermelhas entre duas e três vezes na semana. Além de maneirar no consumo de alimentos ultra processados, como os embutidos. Outra estratégia é inserir outros produtos de origem animal com um menor teor de gordura como ovos, peixe e alguns cortes magros do frango.
Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.