Antiga demanda da comunidade blumenauense, a federalização da Universidade Regional de Blumenau (Furb) foi tema de uma audiência na manhã desta terça-feira (7) em Brasília. Participaram do encontro o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, o senador Jorginho Mello, o prefeito Mário Hildebrandt, a secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders, e o vice-reitor da Furb, João Gurgel da Silveira, entre outros.
Conforme a assessoria de imprensa da Furb, a reunião teve como objetivo apresentar a proposta de criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí a partir da Furb. Como resultado do encontro, o ministro solicitou à Secretaria de Educação Superior (SESU) um projeto que permita ao Executivo aprovar a federalização.
“Ficamos muito satisfeitos com os encaminhamentos, pois o Ministério da Educação e a SESU demonstraram conhecimento de causa e entendem a viabilidade do projeto de federalização”, afirmou o vice-reitor da Furb.
Agora, a Furb deve encaminhar à Secretaria de Educação Superior todo o histórico do projeto, a fim de embasar uma proposta a ser apresentada ao Congresso, em busca de verbas no orçamento da União que viabilizem a implantação da Universidade Federal do Vale do Itajaí.