A creatina é um suplemento muito popularizado, principalmente entre as pessoas que frequentam a academia e praticam a musculação. Muitas dúvidas surgem quanto ao uso desse produto: se deve tomar, quanto tomar, quando usar, se realmente traz resultado e o que as evidências científicas falam sobre esse composto.
O que é a creatina?
A creatina é um aminoácido que é naturalmente produzido pelo nosso organismo pelos rins e pelo fígado. Sua principal função é fornecer energia muscular, auxiliando o desenvolvimento do músculo e das fibras musculares. Por conta disso, esse suplemento ficou conhecido pelos benefícios que se diz trazer, prometendo o aumento da massa muscular.
Na verdade, não é apenas a creatina por si só que aumenta o músculo, mas ela é responsável por fornecer mais força e a partir disso se ganha mais desempenho no treino de musculação, por exemplo. Quando implementamos a creatina, estamos dando força para o músculo trabalhar melhor, fazendo assim com que o treino renda melhor, com mais séries e repetições.
A creatina não indicada para quem não desenvolve o treino com tanta dedicação, desistindo no meio das séries ou antes da falha muscular e também para quem treina de forma mais leve, desse modo a creatina não vai desempenhar seu papel. Por isso, é preciso entender como esse suplemento age no organismo.
Quando e quanto tomar?
Além disso, como se consome a creatina também pode influenciar no resultado. Consumir antes do treino vai fornecer a força para os músculos trabalharem melhor. Já no pós treino ela atua mais na recuperação dos músculos. O indicado é consumir junto com uma fonte de proteína e com um carboidrato complexo, isso vai melhorar a captação do organismo.
É preciso estar atento também à dose, do quanto tomar. Isso varia de pessoa para pessoa, é fundamental observar como é o seu treino, seu estilo de vida e o objetivo. Uma pessoa que treina musculação 40 minutos por dia de forma moderada vai ter uma dosagem diferente de uma pessoa que treina duas vezes por dia de forma intensa.
Qual creatina escolher?
Para escolher o melhor suplemento é recomendado observar alguns fatores. Existem muitos produtos, que além da creatina, também possuem outros compostos. O indicado é comprar a creatina pura. Alguns possuem termogênicos na composição, porém existem estudos que afirmam que um dos termogênicos mais conhecidos, que é a cafeína, pode bloquear a ação da creatina. Dessa forma, um produto com mais cafeína do que creatina pode anular a ação do suplemento.
A creatina mais comum e comercializada é a monohidratada, que é a com preço mais ível e mais indicada para iniciantes. Até hoje, nenhum estudo comprovou que a creatina pode causar algum efeito colateral, quando utilizada em uma dose e frequência adequada, sob prescrição de um profissional habilitado. O nutricionista é quem pode informar qual a melhor forma de consumo, adaptando para sua rotina e objetivo..
Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.