/* */
InícioBlumenauQuedas de energia no prédio do AG do Centro prejudicam atendimento

Quedas de energia no prédio do AG do Centro prejudicam atendimento

Já imaginou você esperar horas ou até dias por uma consulta médica e, quando chega o momento de ser atendido, cai a energia, impossibilitando ou atrasando o atendimento? É exatamente isso que está acontecendo no Ambulatório Geral Heinz Schrader, na Rua República Argentina, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau – conhecido como AG do Centro. O problema está deixando funcionários de mãos atadas.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

O Portal Alexandre José foi procurado por pessoas que trabalham no local e também por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que dependem da unidade para fazer tratamentos de saúde. Algumas fontes, que preferiram não ser identificadas, chegam a relatar que ocorrem seis, oito, até dez quedas de energia em um único período do dia – à tarde, por exemplo. Com isso, atrasa toda a agenda de atendimentos.

Queda de energia não tem ligação com a Celesc

Procurada pela nossa equipe de reportagem, a gerência regional da Celesc garantiu que o problema das constantes quedas não tem relação com o fornecimento de energia na região, já que todos os outros imóveis da localidade seguem com o abastecimento normal. Não há nenhuma outra reclamação. “Trata-se de um problema interno”, disse o gerente regional da Celesc em Blumenau, Claudio Varela.

De acordo com o engenheiro, o que está acontecendo é um provável aumento de carga interna, que provoca o desligamento por sobrecarga no disjuntor que alimenta o prédio. Ainda segundo Varela, a Celesc já esteve no local e orientou a pessoa responsável pela unidade sobre o procedimento que precisa ser adotado neste caso, mas a solução não deve ser resolvida a curto prazo.

Problema pode levar até 60 dias para ser resolvido

A Celesc informou que um pedido de aumento de carga apresentado pelo engenheiro responsável pelo prédio foi aprovado pela concessionária na última quarta-feira (23). No dia seguinte, nesta quinta (24), o mesmo engenheiro deu entrada no projeto a ser executado. Porém, a Celesc tem prazo de até 30 dias para analisar o projeto e emitir um parecer. Se aprovado, o local ainda deve ar por uma vistoria.

Um novo contrato de demanda também precisa ser firmado entre as partes envolvidas, de acordo com informações da Celesc, para alterar a capacidade do disjuntor Todo o procedimento, segundo Varela, pode levar até 60 dias para ser concluído. “Sabendo da necessidade, por se tratar de um prédio público, da área da saúde, vamos fazer o possível para encurtar esse prazo”, declarou o gerente regional.

O que diz a Secretaria de Saúde de Blumenau

A Secretaria de Saúde de Blumenau, responsável pelo AG do Centro, se manifestou sobre o assunto por meio de uma nota oficial. No documento, alega que está tomando as medidas necessárias para a resolução do problema – inclusive com uma ação neste fim de semana – e a sobrecarga pode estar sendo ocasionada pelo funcionamento de aparelhos de ar-condicionado. Confira abaixo na íntegra:

A resolução é complexa e envolve além da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), outros agentes como o proprietário do imóvel e a Celesc, que já possui a solicitação de melhoria. No próximo sábado e domingo, dias 26 e 27, a estrutura estará fechada e ará por um balanceamento de carga da rede elétrica. A Semus está ciente do problema e em conjunto está buscando a solução, no menor tempo possível, da situação, que envolve projeto já em curso. Em alguns momentos, há sobrecarga por conta a quantidade de aparelhos ar-condicionado ligados devido ao calor que atinge a região. A Semus também estuda a instalação de um gerador de energia como solução de curto prazo até que a definitiva seja implementada.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading