Já imaginou você esperar horas ou até dias por uma consulta médica e, quando chega o momento de ser atendido, cai a energia, impossibilitando ou atrasando o atendimento? É exatamente isso que está acontecendo no Ambulatório Geral Heinz Schrader, na Rua República Argentina, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau – conhecido como AG do Centro. O problema está deixando funcionários de mãos atadas.
O Portal Alexandre José foi procurado por pessoas que trabalham no local e também por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que dependem da unidade para fazer tratamentos de saúde. Algumas fontes, que preferiram não ser identificadas, chegam a relatar que ocorrem seis, oito, até dez quedas de energia em um único período do dia – à tarde, por exemplo. Com isso, atrasa toda a agenda de atendimentos.
Queda de energia não tem ligação com a Celesc
Procurada pela nossa equipe de reportagem, a gerência regional da Celesc garantiu que o problema das constantes quedas não tem relação com o fornecimento de energia na região, já que todos os outros imóveis da localidade seguem com o abastecimento normal. Não há nenhuma outra reclamação. “Trata-se de um problema interno”, disse o gerente regional da Celesc em Blumenau, Claudio Varela.
De acordo com o engenheiro, o que está acontecendo é um provável aumento de carga interna, que provoca o desligamento por sobrecarga no disjuntor que alimenta o prédio. Ainda segundo Varela, a Celesc já esteve no local e orientou a pessoa responsável pela unidade sobre o procedimento que precisa ser adotado neste caso, mas a solução não deve ser resolvida a curto prazo.
Problema pode levar até 60 dias para ser resolvido
A Celesc informou que um pedido de aumento de carga apresentado pelo engenheiro responsável pelo prédio foi aprovado pela concessionária na última quarta-feira (23). No dia seguinte, nesta quinta (24), o mesmo engenheiro deu entrada no projeto a ser executado. Porém, a Celesc tem prazo de até 30 dias para analisar o projeto e emitir um parecer. Se aprovado, o local ainda deve ar por uma vistoria.
Um novo contrato de demanda também precisa ser firmado entre as partes envolvidas, de acordo com informações da Celesc, para alterar a capacidade do disjuntor Todo o procedimento, segundo Varela, pode levar até 60 dias para ser concluído. “Sabendo da necessidade, por se tratar de um prédio público, da área da saúde, vamos fazer o possível para encurtar esse prazo”, declarou o gerente regional.
O que diz a Secretaria de Saúde de Blumenau
A Secretaria de Saúde de Blumenau, responsável pelo AG do Centro, se manifestou sobre o assunto por meio de uma nota oficial. No documento, alega que está tomando as medidas necessárias para a resolução do problema – inclusive com uma ação neste fim de semana – e a sobrecarga pode estar sendo ocasionada pelo funcionamento de aparelhos de ar-condicionado. Confira abaixo na íntegra:
A resolução é complexa e envolve além da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), outros agentes como o proprietário do imóvel e a Celesc, que já possui a solicitação de melhoria. No próximo sábado e domingo, dias 26 e 27, a estrutura estará fechada e ará por um balanceamento de carga da rede elétrica. A Semus está ciente do problema e em conjunto está buscando a solução, no menor tempo possível, da situação, que envolve projeto já em curso. Em alguns momentos, há sobrecarga por conta a quantidade de aparelhos ar-condicionado ligados devido ao calor que atinge a região. A Semus também estuda a instalação de um gerador de energia como solução de curto prazo até que a definitiva seja implementada.