Funcionários e pacientes do Ambulatório Geral Heinz Schrader, o AG do Centro, em Blumenau, seguem sofrendo com as constantes quedas de energia. Um balanceamento de carga da rede elétrica chegou a ser realizado no local durante o fim de semana, mas o procedimento não teve o efeito esperado, e o AG voltou a ficar sem energia nesta segunda (7) e terça-feira (8).
Conforme servidores que trabalham no AG, as quedas de energia começaram em novembro. Quase diárias, elas se tornaram ainda mais frequentes nos últimos dias – interferindo diretamente no atendimento aos pacientes.
“Ficamos sem energia por quase toda a segunda-feira”, relatou um funcionário que não quis se identificar. “Só a sala de vacinação funcionou, porque tem gerador próprio. Os demais setores (núcleo de diabetes, central de ambulância, odontologia e central de atenção à mulher) ficaram sem atendimento durante a maior parte do dia. E hoje (terça-feira) estamos novamente sem energia e precisando reagendar atendimentos”.
O que diz a Secretaria de Saúde
Procurada pela reportagem do Portal Alexandre José, a Secretaria de Saúde disse que o balanceamento de carga da rede elétrica realizado no último fim de semana “não foi o suficiente para sanar os problemas de queda de energia” e afirmou que a prefeitura já está em busca de solução para o problema junto com a Celesc e o proprietário do imóvel.
Conforme a secretaria, o ambulatório sofre com sobrecargas por conta da quantidade de aparelhos ar-condicionado e outros equipamentos necessários para o atendimento ligados na rede elétrica.
“Um projeto de melhorias já foi protocolado junto à Celesc solicitando urgência, devido aos relevantes serviços prestados no local, mas a informação é de que o prazo para início dos trabalhos pela Celesc deve levar até 20 dias”, afirmou a nota enviada. A Secretaria disse que também estuda a instalação de um gerador de energia como solução de curto prazo até que a definitiva seja implementada.
Troca de disjuntor causou queda de energia
A Secretaria de Saúde informou ao Portal Alexandre José que o AG do Centro ficou sem energia elétrica nesta terça-feira devido a troca de um disjuntor. A ação visa evitar temporariamente as quedas constantes de energia elétrica no prédio.
A energia foi interrompida pela Celesc às 9h. Após isso, a empresa prestadora de serviços realizou os trabalhos de troca de disjuntor junto ao quadro de entrada de energia. O trabalho foi finalizado no inicio da tarde e o fornecimento de energia também já foi restabelecido. A secretaria ressalta que esta pode ainda não ser a solução definitiva do problema.
Queda de energia não tem ligação com a Celesc
Procurada pela nossa equipe de reportagem na última semana, a gerência regional da Celesc garantiu que o problema das constantes quedas não tem relação com o fornecimento de energia na região, já que todos os outros imóveis da localidade seguem com o abastecimento normal. Não há nenhuma outra reclamação. “Trata-se de um problema interno”, disse o gerente regional da Celesc em Blumenau, Claudio Varela.
Segundo o engenheiro, o que está acontecendo é um provável aumento de carga interna, que provoca o desligamento por sobrecarga no disjuntor que alimenta o prédio. Ainda segundo Varela, a Celesc já esteve no local e orientou a pessoa responsável pela unidade sobre o procedimento que precisa ser adotado neste caso, mas a solução não deve ser resolvida a curto prazo..