Conhecida figura política de Blumenau, tendo ocupado cargos municipais e estaduais em sua vida pública, o engenheiro Paulo França morreu na manhã deste sábado (2). Ele tinha 70 anos e lutava contra um câncer. Seu último cargo foi como presidente do Samae, mas estava afastado das funções para tratar da doença desde junho de 2021.
O velório de Paulo França acontecerá a partir das 16h na Capela Frei Edgar, no Cemitério São José, no Centro de Blumenau. Já sua cremação ocorre às 20h. Ele deixa a esposa, Denise, as filhas Renata e Manuela e os netos Caio, Vicente, Bruno e Gustavo.
Trajetória política
Engenheiro civil formado pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), Paulo Roberto Tesserolli França nasceu no dia 28 de fevereiro de 1952 em Curitiba. Em sua vida exerceu os cargos presidente da Eletrosul Centrais Elétricas S/A (2002-2003), Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Blumenau (2003-2010), Secretário Adjunto na Secretaria de Estado da Infraestrutura (2011-2012) e de deputado estadual (2014).
Foi também secretário de Obras de Blumenau, sendo o responsável pela reconstrução da cidade após as enchentes de 1983 e 1984, quando as águas atingiram as marcas de 15,34 metros e 15,46 metros, respectivamente, e devastaram toda Blumenau. Ele também comandou a Secretaria de Serviços Urbanos e a Secretaria de Programa de Mobilidade Sustentável e de Projetos Especiais da cidade.
Presidência do Samae
Paulo França assumiu a presidência do Samae em janeiro de 2021. À época, ele também acumulou função de secretario municipal de Mobilidade Sustentável e Projetos Especiais do governo Mário Hildebrandt. Ele foi afastado das funções em junho do mesmo ano, quando precisou tratar do câncer que o vitimou.