Um novo golpe está circulando em Blumenau. Segundo o Samae, golpistas estão indo nas residências e dizendo ser funcionários da autarquia. Eles afirmam que estão fazendo a atualização cadastral e cobram R$150 pelo serviço. Ao menos uma pessoa foi lesada.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Conforme a assessoria de imprensa do Samae, isso é uma fraude. “Não estamos ando na casa de ninguém para fazer a atualização cadastral. Esse procedimento deve ser realizado pelo site, e-mail ou pelo WhatsApp. O contribuinte também pode ir pessoalmente até uma de nossas unidades”.
Atualização cadastral
A campanha de atualização de cadastros de proprietários e locatários com a fatura de água registrada em seu nome é necessária e segue até o dia 15 de maio. Nesta data, todas as informações do Samae devem ser enviadas para o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) dentro do novo formato exigido, simultaneamente/online.
Coordenadora do Departamento Comercial, Nicolle Lana explica que os dados eram enviados bimestralmente para o TCE/SC, mas com a mudança os cadastros com dados incompletos não serão mais aceitos. “Atualmente há mais de 27 mil cadastros com algumas informações que anteriormente não eram solicitadas. Agora, todos os dados precisam estar dentro do novo padrão para evitar inconsistências”, afirma.
Os clientes que desejarem realizar o processo de alteração de titularidade – ou seja, alterar o nome atual da conta para o nome de outra pessoa – poderão solicitar informações por meio dos canais de atendimento do setor comercial.
Para participar e atualizar as informações complementares ao cadastro envie seu nome completo, número de matrícula no Samae, F ou CNPJ para um dos canais disponíveis: e-mail: [email protected]; WhatsApp: (47) 99613-7423 ou pelo site (clique aqui e preencha o formulário).
É importante lembrar que o procedimento é para clientes que já possuem a titularidade na conta de água e complementarão as informações cadastrais. Dúvidas podem ser esclarecidas em uma das cinco unidades comerciais do Samae ou por meio do telefone 115-opção 2.