Ester Pena mora há seis anos do bairro Progresso, em Blumenau, e está preocupada com um problema que afeta a rotina de quem vive na região. Há mais de dois meses, um deslizamento atingiu a Rua Progresso, na altura 5.165. Um adutora da Samae rompeu e provocou um desbarrancamento. Com a chuvas, a situação se agravou.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Uma das preocupações dos moradores são as crianças que am ali por perto. “Tem duas escolas um pouco mais acima, e as crianças precisam ar pela rua. Eu mesmo levo minha neta e tenho que ar no meio da rua” disse Ester Pena.
Outra reclamação é agem dos carros no local, já que os motoristas precisam esperar o outro carro ar para poder continuar seu trajeto. Os moradores contaram também que a sinalização do local é precária, o que aumenta o risco de acidentes.
Problema não é de hoje
No dia 23 de julho, o Portal Alexandre José já havia mostrado o problema que os moradores estavam enfrentando no bairro Progresso. Na época, a Samae informou através de nota que já tinha iniciado “o levantamento de orçamentos para que o processo de manutenção possa ser realizado”.
“É uma manutenção de grande porte que necessita de parecer técnico dos engenheiros responsáveis e a autarquia está realizando os trâmites legais e necessários para a conclusão do serviço”. A autarquia não informou o que provocou o incidente.
O que diz a Samae
Procurada pela reportagem nesta quinta-feira – quase um mês depois do primeiro contato -, a Samae tornou a se manifestar sobre o assunto. Em nota divulgada no site da Prefeitura, a autarquia afirmou que iniciará a obra de enrocamento de pedras na Rua Progresso nesta sexta-feira (22). O investimento será de mais de R$ 280 mil, e a obra deve ser finalizada em até 30 dias.
Confira a nota na íntegra:
“O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae Blumenau, por meio da Diretoria de Operações, iniciará nesta sexta-feira, dia 22, a obra de enrocamento de pedras na Rua Progresso, bairro Progresso.
Após um rompimento de adutora próximo ao número 5.165 a via foi danificada e a ação é necessária para garantir a segurança de pessoas e veículos. Cerca de 672 m² de grandes pedras detonadas em bloco serão colocadas no local. O diretor de Operações, Felipe Leite, explica que o enrocamento é muito utilizado como proteção contra a erosão. “A estrutura vai evitar efeitos erosivos, causadores de deslizamentos naquele trecho”, explica.
Serão investidos mais de R$ 280 mil de recursos próprios da autarquia para a conclusão da obra. Motoristas e pedestres precisam ficar atentos para a movimentação de máquinas e pedestres no local. O trânsito será orientado em sistema siga-pare em alguns momentos e a previsão é concluir a obra em 30 dias.”
Leia mais notícias de Blumenau e região:
Detonação de rochas em obra de terminal de Blumenau irá interditar ruas nesta sexta-feira
Estado vai informar em tempo real fila de espera por leitos de UTI