Nesta semana o Governo Federal lançou o aplicativo Celular Seguro que permite o bloqueio completo de celulares roubados ou furtados.
Conforme divulgado, a ideia é inutilizar o aparelho rapidamente e de modo remoto para evitar que criminosos tenham o aos dados da vítima.
A disponibilidade do aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelas lojas do próprio celular e para ter o às funcionalidades, é necessário ter uma conta no domínio do governo gov.br. O perfil é o mesmo usado para declarar Imposto de Renda ou ter o à carteira de habilitação digital.
Quando estiver efetuando o cadastro, o usuário poderá indicar uma pessoa de confiança que poderá fazer o bloqueio em caso de roubo ou furto com apenas um clique. Alternativamente, a vítima poderá realizar o pedido de inutilização ela própria assim que tiver o à conta novamente.
A página está disponível neste link, e permite, também, o o a todas as funcionalidades da ferramenta.
Não há um limite de telefones que podem ser registrados por cada usuário. Entretanto, a linha telefônica à qual o aparelho está vinculado deve estar cadastrada com o F do usuário. Se não for o caso, o eventual bloqueio não vai funcionar.