/* */
InícioLitoralLitoral catarinense badalado tem maior quantidade de pontos impróprios para banho

Litoral catarinense badalado tem maior quantidade de pontos impróprios para banho

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o quinto relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no Litoral catarinense, 117 estão próprios para banho, o que representa 49,16%.

Em Balneário Camboriú apenas 4 dos 15 pontos tem indicação para banho. São eles: a Praia do Estaleirinho (em frente a Rua Jose Amaro da Cunha, e entre as duas Domingos Fonseca e Napoleão Viera.), na Praia de Laranjeiras e na Praia de Taquaras, em frente a escola municipal.

Em Navegantes os quatro pontos coletados indicação situação imprópria. Penha tem 11 pontos analisados e apenas 3 aram na análise e são considerados próprios para banho. Em Porto Belo que contempla a Praia de Perequê, apenas um dos seis locais avaliados em 2 de fevereiro estava adequado para banho.

A melhor situação parece ser em Florianópolis onde dos 87 pontos, 46 estão adequados para banho, o que equivale a 52,87% na capital.

Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários. São eles: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, ville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, o de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Frequência das coletas aumentará

De acordo com o cronograma pré-definido para o mês de janeiro de 2024  a partir da semana do dia 8 de janeiro, com o apoio dos órgãos parceiros, o IMA dará início ao aumento da frequência das coletas em 82 pontos definidos pelo Termo de Cooperação entre Órgãos Estaduais

Desta forma, às segundas e terças, será realizada a 1ª coleta da semana em todos os 238 pontos monitorados. Na quarta-feira, ocorrerá a 2ª coleta nos 82 pontos distribuídos em Balneário Camboriú (Praia Central), Balneário Piçarras, Bombinhas, Rota Norte Florianópolis, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. Já na quinta-feira, a 3ª coleta será nos 10 pontos de Balneário Camboriú (Praia Central) e 26 pontos em Florianópolis (Praias da Rota Norte).

O laboratório do IMA, realizará a emissão de relatórios às quartas-feiras (referente a coleta 1 dos 238 pontos), às quintas-feiras (referente à 2ª coleta nos 82 pontos) e às sextas-feiras (referente à 3ª coleta nos 36 pontos distribuídos em Balneário Camboriú e Florianópolis). Todo cidadão poderá conferir os resultados que estarão disponíveis no site https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/.


Atenção aos banhistas

Não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas em Ituporanga

Blumenau é a cidade mais segura do Estado entre os municípios com mais de 200 mil habitantes

Novo relatório de balneabilidade das praias catarinenses aponta 49,16% dos pontos próprios para banho

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading