/* */
InícioGeralSanta Catarina já tem uma morte por dengue e outros dois óbitos...

Santa Catarina já tem uma morte por dengue e outros dois óbitos em investigação em 2024

A secretaria de Saúde de Santa Catarina divulgou nesta quinta-feira (18), o primeiro informe epidemiológico de 2024. Os dados deste início de ano revelam que é fundamental reforçar as ações de prevenção à dengue, chikungunya e Zika vírus, isso porque o Estado já registrou um óbito pela doença, ocorrido em ville, no Norte do Estado, e dois casos seguem em investigação, um em Blumenau e outro em Garopaba.

Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Para este ano haverá uma alterações nas análises do cenário epidemiológico. A partir de agora, serão divulgados os casos prováveis das doenças, ou seja, todos os casos notificados, confirmados, suspeitos e inconclusivos, com exceção dos descartados, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica, João Augusto Brancher Fuck. 

“Anteriormente, a divulgação se concentrava apenas nos casos confirmados. A partir desse ano, todos os casos suspeitos que forem notificados no sistema de informação serão considerados prováveis até que ocorra o encerramento da ficha. Isso permite uma análise mais precisa da situação, que corrige potenciais atrasos na conclusão dos casos notificados”, destaca.

A secretária de Saúde, Carmen Zanotto, destacou que o governo estadual vai enviar mais recursos para ajudar os municípios no combate à dengue. “O Governo do Estado intensificou as medidas preventivas no ano ado e apoiamos os municípios, com R$ 5 milhões reados em dezembro e estão previstos mais R$ 5 milhões para fevereiro. No início deste ano, divulgamos o Plano de Contingência com estratégias para organizações de ações em diferentes níveis e modelo de planos para os municípios infestados. O importante é unir esforços  tanto do poder público quanto da população para a prevenção da dengue”, disse.

Números de 2024

O Estado já tem 2.052 casos prováveis de dengue em 79 municípios. Além disso, um óbito foi confirmado no município de ville e dois estão em investigação, um em Blumenau e outro em Garopaba. Na comparação com o mesmo período do ano 2023, observa-se um aumento de 105,2% no número de casos prováveis. Já com relação a chikungunya, Santa Catarina tem 17 casos prováveis e um caso provável de Zika. 

Com relação à situação entomológica, já foram identificados 2.884 focos do mosquito Aedes aegypti em 146 municípios. 

Leia mais notícias de Blumenau e região

Homens que furtaram arma na casa de policial civil são presos

Comportas das barragens de Taió e Ituporanga são fechadas

Homem é flagrado transportando escada em motocicleta em SC

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading