A partir de agora, a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) em Santa Catarina a a ser aplicada em dose única para o público-alvo inicial, que são meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos. A mudança segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS) publicada em 1º de abril e visa aumentar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras doenças relacionadas ao vírus.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Esquema vacinal simplificado
Antes, eram necessárias duas doses com intervalo de seis meses para completar o esquema vacinal. Agora, com a dose única, a expectativa é aumentar a adesão à campanha e alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal no estado.
Cobertura vacinal em Santa Catarina
Atualmente, a cobertura vacinal contra o HPV em Santa Catarina é de 65,2% para os meninos e de 81,24% para as meninas.
Objetivo da mudança
Segundo a gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), Arieli Schiessl Fialho, a nova orientação segue as diretrizes da OMS e da OPAS e tem como objetivo intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero, o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.
Quem pode se vacinar?
- Meninas e meninos de 9 a 14 anos: dose única;
- Pessoas de 9 a 45 anos: vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, pacientes oncológicos, imunossuprimidos e vítimas de abuso sexual (esquema de três doses: 0, 2 e 6 meses).
Leia mais notícias de Blumenau e região
Peça ‘Aventuras de Lilo’ será apresentada em Blumenau nesta quinta
Gaspar vai inaugurar o maior CDI do município, que atenderá 365 crianças
Carro com três ocupantes capota no bairro Nova Esperança, em Blumenau