/* */
InícioSanta CatarinaCachaça de Luiz Alves ganha selo de Indicação Geográfica

Cachaça de Luiz Alves ganha selo de Indicação Geográfica

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI, publicou na Revista da Propriedade Industrial o reconhecimento da Indicação Geográfica para a região de Luiz Alves, na categoria Denominação de Origem. Isso significa que a cachaça e a aguardente produzidas lá têm agora um selo oficial que garante sua autenticidade e valoriza o produto.

Santa Catarina agora conta com nove Indicações Geográficas, e Luiz Alves é a mais recente a receber esse reconhecimento. O selo de Denominação de Origem não só assegura a procedência do produto, mas também respeita e valoriza os saberes tradicionais dos produtores locais. Para obter esse selo, é necessário que as qualidades do produto estejam fortemente ligadas às características do meio geográfico, como o clima e o solo.

 Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

A cachaça artesanal de Luiz Alves é famosa por suas particularidades, como o uso de melado na fermentação e leveduras nativas, além do clima ameno da região, que é ideal para o envelhecimento das bebidas. Esses fatores, combinados com a tradição local, resultam em uma aguardente de qualidade diferenciada.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, destacou a importância dessa conquista, que é fruto do trabalho conjunto da Secretaria, Epagri, Sebrae e universidades. Luiz Alves é conhecida como a Capital Catarinense da Cachaça e a festa principal da cidade, a Fenaca, celebra a rica tradição da produção local.

Leia mais

Trecho da Avenida Martin Luther é liberado após interdição emergencial

Polícia Civil de SC lança programa de avaliação do atendimento recebido nas delegacias

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading