A Justiça do Trabalho determinou nesta segunda-feira (23) que a coleta de lixo em Blumenau fosse retomada imediatamente, com pelo menos 70% dos trabalhadores. A decisão ocorre após a paralisação dos funcionários da coleta, que começou no último sábado (21). Após a liminar, os coletores decidiram encerrar a greve nesta terça-feira (24).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
A liminar foi assinada pelo desembargador Hélio Bastida Lopes, também garantindo o o dos trabalhadores que não aderiram à greve e a livre circulação dos caminhões de coleta. Caso a decisão não fosse cumprida, o sindicato da categoria seria multado em R$ 50 mil por dia.
A mobilização da categoria começou após a morte de Ezequiel Ramiro, de 27 anos, atingido por um caminhão de coleta no bairro Progresso. Segundo os trabalhadores, a paralisação foi motivada pela falta de manutenção dos veículos e pelo não fornecimento adequado de equipamentos de proteção.
Em nota, a Racli Limpeza Urbana afirmou que a paralisação é considerada ilegal e que está comprometida em seguir a decisão da Justiça. O Samae de Blumenau também pediu que os trabalhadores retomassem o serviço, considerado essencial para a cidade.
Leia mais
Greve faz Tesouro Direto suspender venda de títulos nesta terça-feira
Mutirão oferece condições especiais para regularização de dívidas em Blumenau até outubro
Polícia Militar prende homem que possuía plantação de maconha em Chapecó