/* */
InícioEleições 2024Prazo para justificar falta ao 1º turno das Eleições 2024 termina nesta...

Prazo para justificar falta ao 1º turno das Eleições 2024 termina nesta quinta-feira

Os eleitores que têm voto obrigatório e não compareceram ao primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, realizado em 6 de outubro, têm mais dois dias para justificar sua ausência à Justiça Eleitoral. Conforme a legislação, o prazo para apresentar a justificativa sem multa encerra em 5 de dezembro.

Para justificar, o eleitor deve enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Isso pode ser feito pelo aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica. Outra opção é entregar os documentos junto com o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em um cartório eleitoral ou enviar pelo correio.

Independentemente do método escolhido, a justificativa será avaliada pelo juiz da zona eleitoral responsável, que poderá aceitá-la ou não. Caso a justificativa seja recusada, será necessário pagar a multa. O andamento da solicitação pode ser acompanhado pelo Sistema Justifica com o número de protocolo.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Eleitores no exterior

Eleitores registrados no Brasil que estavam no exterior no dia da votação também podem justificar a ausência após o pleito. Isso pode ser feito pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou enviando os documentos necessários com o RJE pós-eleição por serviços postais. O prazo para esses eleitores é de 60 dias após a votação ou até 30 dias após o retorno ao Brasil.

Consequências

Deixar de justificar ou apresentar uma justificativa recusada resulta em multa. Se a multa não for paga, o eleitor não poderá obter a certidão de quitação eleitoral. Além disso, quem não votar nem justificar por três turnos consecutivos terá o título eleitoral cancelado se não regularizar o débito.

Sem resolver essa pendência, o eleitor fica impedido de assumir cargos ou funções públicas; obter aporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concursos públicos; renovar matrícula em instituições de ensino oficiais ou fiscalizadas pelo governo; e ar empréstimos em bancos públicos, entre outras restrições.

Leia mais

Buscas por homem que desapareceu após virar jet ski em Rio dos Cedros entram no terceiro dia

Proprietário de boate é preso por comercializar bebidas adulteradas em Blumenau

Show da cantora Aline Barros reúne cerca de 12 mil pessoas em Timbó

Participe dos canais do Portal Alexandre José

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading