O Corpo de Bombeiros concluiu o laudo pericial sobre o incêndio de grandes proporções que atingiu um prédio que tinha um complexo de lojas, na Rua XV de Novembro, em Blumenau, no dia 23 de janeiro.
Segundo a investigação, o fogo começou de forma acidental devido a um fenômeno termoelétrico na fiação elétrica localizada no ‘entrepiso’ — espaço entre o assoalho do pavimento superior e o forro do pavimento inferior — de uma das salas comerciais. O trecho conectava a condensadora e a evaporadora do ar-condicionado.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Apesar da intensidade das chamas, ninguém ficou ferido. O prédio possui seguro contra incêndio, o que deve auxiliar na recuperação do local.
Leia também: Projeto social da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau está em novo endereço; veja
Combate ao incêndio e preservação do patrimônio
O trabalho de perícia começou logo após o incêndio ser controlado. A operação contou com a atuação de 39 bombeiros militares, comunitários e voluntários de Blumenau, Gaspar, Timbó e Indaial.
Com a ação rápida das equipes, foi possível preservar 40,39% do patrimônio, o que representa cerca de R$ 4 milhões em bens. Para controlar as chamas, foram utilizadas 14 viaturas do Corpo de Bombeiros, quatro caminhões-pipa do Samae e um caminhão-pipa da empresa Schroeder & Schmidt, de Indaial. No total, aproximadamente 250 mil litros de água foram usados.
Leia mais:
Blumenau tem previsão de chuva intensa e risco de alagamentos nesta terça-feira
Queda de árvore interdita Morro da Companhia em Blumenau nesta terça-feira
Após alagamentos, CEI Paulo Freire suspende aulas em Blumenau