/* */
InícioSanta CatarinaFrio se aproxima e vacinação contra a gripe continua abaixo da meta...

Frio se aproxima e vacinação contra a gripe continua abaixo da meta em SC

Mesmo com mais de 1 milhão de doses aplicadas contra a gripe em Santa Catarina, a adesão à campanha de vacinação ainda está abaixo do esperado, principalmente entre os grupos prioritários. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que reforça o alerta sobre os riscos do vírus com a chegada do inverno.

Dia D impulsionou os números, mas meta segue distante

No último sábado (10), considerado o Dia D da vacinação, foram aplicadas 163.209 doses, segundo balanço parcial da SES. Com esse reforço, o total de imunizações no estado chegou a 1.008.857. Apesar disso, apenas 27,85% do público-alvo – que inclui idosos, crianças e gestantes – foi vacinado. A média nacional também é considerada baixa, com 22,28% de cobertura. A meta é vacinar 90% do público-alvo, segundo o Ministério da Saúde.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Secretaria reforça que vacina continua disponível

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, reforça que a vacina está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e que a imunização é aberta para toda a população.

“É fundamental que principalmente os idosos e as crianças se vacinem, pois são justamente esses grupos que mais internam nos hospitais. Contamos com a colaboração de todos os catarinenses”, destaca Demarchi.

Imunização é principal forma de evitar complicações da gripe

A vacina contra a influenza é considerada a melhor forma de prevenir complicações, internações e mortes causadas pela gripe, principalmente entre os grupos mais vulneráveis. Além de proteger quem é vacinado, o imunizante também ajuda a reduzir a circulação do vírus e alivia a pressão sobre o sistema de saúde.

Vacina agora faz parte do calendário anual para grupos prioritários

Neste ano, a vacina foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Após o fim da campanha, ela continuará disponível ao longo do ano para esses grupos.

O que levar para se vacinar

Para se vacinar, é necessário levar um documento com foto e a carteira de vacinação. A recomendação é não deixar para depois: quanto mais cedo a imunização ocorrer, maior a proteção contra a gripe e suas complicações.

Leia Mais

Blumenau atinge 100% de ocupação em leitos de UTI adulto do SUS; taxa estadual é de 97,2%

Quinta é confirmada e I do Esgoto será instalada na Câmara de Vereadores de Blumenau

Defesa Civil de SC realiza o maior simulado de desastres naturais do país, com mais de 230 municípios

Participe dos canais do Portal Alexandre José

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter o ao arquivo completo.

Continue reading