Em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (20), o Governo de Santa Catarina se comprometeu com a conclusão do primeiro trecho do prolongamento da Via Expressa, em Blumenau. A reunião foi convocada pela Comissão de Assuntos Municipais e ocorreu na Assembleia Legislativa (Alesc). Estiveram presentes parlamentares, o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, e o superintendente do DNIT, Alysson Rodrigo de Andrade.
Durante a audiência, representantes do Estado itiram que a paralisação dos serviços em agosto do ano ado foi motivada por erros no projeto. Segundo eles, serão realizadas as correções necessárias para que as obras possam ser retomadas.
Entre os pontos que ainda dependem de ajustes estão os os à BR-470, que precisam ser aprovados pelo DNIT, as cabeceiras do viaduto sobre a Rua Guilherme Scharf e uma rótula de interseção com a Rua Theodoro Pasold.
A primeira etapa da obra a ser concluída compreende três quilômetros de ligação da Via Expressa/BR-470 até a Rua Theodoro Pasold.
Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Próximos os serão rediscutidos
De acordo com os representantes do Estado, os trechos seguintes — que totalizam 12 quilômetros entre a Rua Theodoro Pasold e a SC-108, no pé da serra da Vila Itoupava — precisarão ar por um novo processo de estudos e rediscussão.
Na reunião, o governo mencionou uma série de entraves para a continuidade das etapas posteriores do projeto, como um expressivo ivo financeiro relacionado a compensações ambientais e indenizações que anteriormente não estavam previstas.
Obra atrasada
A obra, que começou em 2014 e deveria ter sido entregue em 2017, conta com um investimento previsto de cerca de R$ 140 milhões. O projeto original prevê 15 quilômetros de extensão, ligando a SC-108, no pé da serra da Vila Itoupava, até a Via Expressa, no o à BR-470. No entanto, com mais de dez anos de projeto, apenas os três primeiros quilômetros tiveram as execuções iniciadas.
O prolongamento promete desafogar o trânsito na região Norte de Blumenau, aliviando o movimento intenso da Rua Dr. Pedro Zimmermann, uma das principais vias e corredor de agem da cidade.
Leia Mais
Procon Móvel atende moradores do bairro Velha, em Blumenau, nesta quarta-feira
Festival Santa Catarina Canta será lançado nesta quarta-feira em Florianópolis
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 100 milhões