A Secretaria de Saúde e Vigilância de Gaspar confirmou o primeiro caso de dengue contraído dentro da própria cidade. O paciente é um homem de 23 anos, morador do bairro Santa Terezinha. Os agentes de combate a endemias reforçaram os cuidados na região.
Existem ainda oito casos suspeitos da doença. A prefeitura também informou que são 52 focos confirmados do mosquito Aedes aegypti, sendo que o bairro com maior número de focos é o Bela Vista, com 19 focos confirmados até agora.
Cuidados de prevenção
A secretária de saúde Silvania Joanello diz que a limpeza dos ambientes é a melhor prevenção. “Mesmo que a nossa equipe faça inspeções diariamente na busca de focos, precisamos que a população se conscientize na eliminação da proliferação dos mosquitos em casa. O que a gente orienta é de não deixar água parada, o ovo pode sobreviver em locais que a gente nem imagina, como em tampinhas de garrafas”, explica.
Atualmente, Gaspar possui 300 armadilhas e 78 pontos estratégicos que são cemitérios, ferros velhos, borracharias, material de construção, locais com acúmulo de água, depósito de recicláveis e floriculturas. Além disso, desde o ano ado, a Secretaria de Saúde reforçou a equipe de combate a endemias, agora são 11 agentes.
Dengue em Santa Catarina
Segundo o último boletim Diretória de Vigilância Sanitária (Dive), foram registrados 92 casos de dengue em Santa Catarina somente em 2022. O estado também registrou uma morte pela doença. Trata-se de um homem de 40 anos, que morava em Criciúma, no sul do estado.
Como a dengue é transmitida
A dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti e os sintomas podem ser: febre alta, dor atrás dos olhos, dor muscular intensa. Em caso de suspeita deve procurar a unidade de saúde mais próxima para os devidos encaminhamentos.